domingo, 13 de novembro de 2016

O Gato

Passei o dia e a noite
A correr atrás do gato
Nunca mais o encontrei
Escondeu-se no sapato.

Passeava no pomar
Quando uma maçã caiu:
A culpa é daquele gato
Que lá uma vez subiu.

Surpreendeu-se o gato,
Deu um salto e fugiu:
Toda a noite o procuraram
Nunca mais ninguém o viu.

Fico triste pelo gato
Quando acaba de comer:
Estica as patas, sai p'rá rua
E nem de mim quer saber.

Quando o frio lá fora corta
E está acesa a lareira
O gato estica e adormece
No soalho de madeira.

Estou danada com o gato
Procuro-o p'ra lhe bater:
De tarde partiu a jarra
E fugiu logo a correr.

Gato é Hermes alado
Sempre que lhe apetece:
Nunca dia nunca me larga
Noutro nunca me aparece!

Guardei o vestido novo
Que comprei além na feira:
Este não mo rasga o gato
Nem que esse danado queira!

No sofá fazia malha
Quando me cai um novelo
O gato brincou com ele:
O gosto que me deu vê-lo!

Gato pequeno que brincas
Sozinho co'as pedras da rua
Trata de me deixar passar
Que ela não é toda tua!


Sem comentários:

Enviar um comentário