sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Quadras ao Gosto Popular

Sonhos com a minha aldeia
Oh, que me deixais assim,
Quanto mais me vem à ideia
Mais me afasto de mim...!

Mais que ter um bom amante
É melhor um bom amigo;
Estas e outras coisas penso
Quando me sento só comigo.

Aquela estátua é perfeita
Só não tem um coração;
- Ó senhores, dai-lhe o meu,
Que é de pedra a Solidão...


Melhor a vida de uma árvore
Que a minha como eu sou:
Estas coisas sei-as eu
E ninguém mas ensinou.

Despedes-te de mim à porta
Com toda a graça que é tua
E entrando o corpo em casa
Deixei minh'alma na rua.

Oh, que moçã tão bonita!
Oh, que olhos de luar!
Oh, que moça tão bonita
Para comigo casar!

Doba, doba, dobadoira
Doba raios de luar
Doba, doba, dobadoira
E minha mãe a chorar!


Chora, chora a minha mãe
E passa a noite a dobar
Por meu pai que já partiu
Que 'inda está em alto mar.

Fui com minha prima à eira
Procurar o milho-rei
Encontrou-o, é Rainha
E eu não me conformei.

Dou-te tudo o que eu sou
Mas não me leves a mal:
O coração não to dou
Que esse é de Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário